Brincadeira de Terreiro oferece atividades gratuitas com a proposta de manter vivas manifestações da cultura popular

Postado em Atualizado em

Brincadeira de Terreiro - Maracatu Águia Formosa
Projeto oferece duas oficinas e um workshop com ênfase nas manifestações presentes na Região de Desenvolvimento da Mata Norte

O Maracatu Águia Formosa, a Grão Comunicação e Cultura e Maciel Salú realizam o Brincadeira de Terreiro nestes sábado (28/03) e domingo (29/03). O evento gratuito e aberto ao público oferece duas oficinas e um workshop com ênfase nas manifestações da cultura popular presentes na Região da Mata Norte de Pernambuco. O projeto será realizado no terreiro do Maracatu Águia Formosa, em Tracunhaém. Para participar, os interessados só precisam comparecer ao local das atividades. A iniciativa é realizada através do incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura).

A iniciativa prevê o fortalecimento dos vínculos comunitários através da troca de experiências e o diálogo entre atores e apoiadores do tecido cultural na região. Nessa perspectiva, o projeto trata da formação com base nas relações interpessoais e no fortalecimento da identidade cultural local, focando nos participantes como protagonistas e beneficiários da ação.

Pensando nisso, a primeira atividade do final de semana será a oficina de “Confecção de adereços de Maracatu”. No sábado (28/03) Os participantes vão aprender a confeccionar golas e chapéus de caboclo de lança; a bordar vestidos de baianas, damas de passo e de rainha de maracatu. A proposta é estimular ainda mais a criatividade dos folgazões e aprimorar as técnicas de bordado, colagem e amarração. A atividade será ministrada por folgazões do Maracatu Águia Formosa.

Já no domingo (29/03), o projeto oferece a oficina de “Contação de histórias e estímulo à leitura” com os mestres de maracatu Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório. O objetivo é estimular a cultura Griô e a preservação da oralidade como instrumento da cidadania cultural.

Finalizando as atividades do fim de semana, o Brincadeira de Terreiro oferece um workshop sobre “Produção cultural e preservação do patrimônio imaterial”. Serão abordados os aspectos de financiamento, documentação, prestação de contas e planejamento de projetos culturais. A atividade será ministrada pelos produtores culturais Rute Pajeú e Danilo Carias, da Grão Comunicação e Cultura.

O público-alvo do Brincadeira de Terreiro são os mestres e folgazões da cultura popular; adolescentes, jovens e adultos matriculados na rede formal de ensino e inseridos em projetos e programas sociais na Mata Norte de Pernambuco; além de artistas, produtores, comunicadores e educadores.

Confira a programação:

28/03/2015 – Sábado
9h-12h | 14h-17h – Oficina de confecção de adereços de Maracatu

29/03/2015 – Domingo
14h-16h – Workshop sobre produção cultural e preservação do patrimônio imaterial
16h-19h – Oficina de Contação de histórias e estímulo à leitura com os mestres Maciel Salú, Barachinha e Edmilson Honório

Serviço:
Brincadeira de Terreiro
Datas: 28/03/2015 (Sábado) e 29/03/2015 (Domingo)
Endereço: Sede do Maracatu Águia Formosa – Rua Marechal Castelo Branco, 200 – A – Tracunhaém – Pernambuco (por trás da Compesa)
Entrada: gratuita
Informações: (81) 3038.7055

*Cliente Feed Comunicação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.