Carulit termina com apresentação do Grupo Triii e bate-papo com o autor Ilan Brenman

Postado em Atualizado em

Último dia da segunda edição do Caruaru Literário também contou com a apresentação dos trabalhos dos estudantes no Espaço Cultural Tancredo Neves
Carulit
A segunda edição do Carulit – Caruaru Literário terminou neste sábado (24) com um Sarau para lá de animado. Os estudantes das seis escolas municipais sedes da festa literária deste ano montaram estandes no Espaço Cultural Tancredo Neves, no Centro, para apresentar todas as atividades produzidas especialmente para o evento. Tudo o que foi apresentado integra o Programa Magia de Ler, desenvolvido pela Editora Melhoramentos e adotado pela Rede Municipal de Ensino de Caruaru. Como a festa foi gratuita e aberta ao público, muitas pessoas aproveitaram para conferir o que as crianças tinham para mostrar. Para completar a tarde, o autor Ilan Brenman (Israel/Brasil) falou sobre os caminhos para se escrever um livro e o Grupo Triii (São Paulo) fez um show para brincar e dançar.

O encerramento do Carulit contou com a presença da Secretária de Educação, a professora Graça Rosal. Ela fez questão de visitar os estandes com os trabalhos dos alunos da rede municipal para conferir de perto as produções. Em seguida, a secretária aproveitou para falar um pouco sobre o evento. “É com muita alegria, mas já com saudade que estou aqui. Aproveito para agradecer o empenho e o envolvimento dos alunos, professores e profissionais da Educação pelo trabalho. Agradecemos também a decisão dos autores de vir a Caruaru, de trabalhar de perto com as crianças as suas historias e suas obras”, disse.

Um pouco antes, estudantes da Escola Municipal Professor Kermógenes Dias de Araújo, do bairro do Vassoural, apresentaram uma apresentação de dança contemporânea coreografada pelo professor Marcos Mercury. Ao som da música “Livros”, 16 jovens dançaram devidamente caracterizados e camuflados como parte de XX grandes telas pintadas com base nas obras literárias estudadas através do Programa Magia de Ler.

Em seguida, o escritor Ilan Brenman contou um pouco sobre a sua trajetória, seu nascimento em Israel e a origem da sua família, em que seus pais são argentinos e seus avós são de origem russa e polonesa. Em seguida, o autor revelou os três caminhos percorridos por ele para se tornar um escritor. “O primeiro é o reconto, em que é possível apresentar a sua versão para as histórias que já existem na cultura popular e que são transmitidas através da oralidade”, revelou.

O segundo caminho percorrido por Brenman é o da criação pura. “A história nasce de dentro da cabeça do autor e sai da cabeça para o livro”, explicou. Já a terceira possibilidade é aproveitar as situações do cotidiano. “Um dia, eu estava na sala de casa com a minha esposa e uma das minhas filhas, que estava fantasiada de Branca de Neve. Então um cheiro muito ruim se espalhou e percebemos nossa filha, de quase dois anos, tinha soltado o ‘tsunami’. Rimos muito e ela ficou chorando. Minha mulher virou-se para ela e disse: ‘não chore. Até as princesas soltam pum’”, revelou. Desta forma, o escritor acabou pegando algo real e construiu uma ficção.

Para encerrar a tarde de festa literária, o público se encantou com uma apresentação especial do Grupo Triii. No palco, Fê Sztok (guitarra), Marina Pittier (vocal) e Estevão Marques (bateria) animaram todos com um espetáculo recheado com canções, história com música, parlendas e brincadeiras. E, para a alegria de todos, teve até uma performance na plateia que uniu crianças e adultos para brincar embaixo de duas cobrinhas gigantes, que passearam pelo Espaço Cultural.

Sobre o Programa Magia de Ler

O Programa Magia de Ler, desenvolvido pela Editora Melhoramentos e adotado pela Rede Municipal de Ensino de Caruaru, pretende auxiliar a escola em seu árduo papel social que é o de formar alunos como leitores competentes. O Magia de Ler é um programa inovador, focado na formação de leitores da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental e constituído por duas grandes frentes de ação: uma série de ações formativas (apoiadas por um material impresso denominado Guia do Professor) que visam instrumentalizar os docentes na importante tarefa de formar leitores; a disponibilização para as escolas de um acervo de livros organizados por ano de escolaridade composto por títulos destinados aos alunos, à biblioteca exclusiva da sala de aula e ao professor.

As ações formativas são organizadas no formato de cursos, oficinas de vivência, palestras etc. e orientadas para a instrumentalização técnica dos educadores participantes em torno do conteúdo do Programa. Ao oferecer aos educadores participantes (professores, coordenadores pedagógicos, agentes de leitura e gestores) suporte técnico de natureza pedagógico-didática em torno de situações objetivas de ensino e aprendizagem da leitura de textos escritos, o Programa Magia de Ler revela-se, de forma ainda mais contundente como uma ferramenta de apoio aos gestores que desejam instituir, em suas redes de ensino, ações efetivas e duradouras relacionadas à formação de leitores.

Saiba mais:

Ilan Brenman

É um dos autores mais interessantes no cenário de literatura infantil hoje, com uma obra divertida, inovadora e livre. Com mais de 60 livros publicados, suas obras ganharam o mundo e foram traduzidas para o dinamarquês, sueco, italiano, francês, espanhol, coreano, polonês e chinês. Além de vencer vários prêmios importantes no Brasil, em 2012, seu livro “O Alvo”foi selecionado para o catálogo Withe Ravens (Munique/Alemanha), uma importante seleção do que de melhor foi publicado no mundo todo. Ilan escreve uma coluna mensal na Revista Crescer, “Palavórios e Rabugices”, e na Rádio CBN colabora com dois boletins semanais sobre Literatura e Educação. http://www.ilan.com.br/

Grupo Triii

Fê Sztok, Marina Pittier e Estevão Marques, são os componentes do grupo Triii que viaja pelo mundo com seu show divertido e instigante, interagindo musicalmente com o público. Brincadeiras musicais, cantar e contar histórias, valorizando a cultura popular, com o uso de instrumentos pouco comuns tornam o Triii um grupo único. Parceiros de nomes especiais, tratando-se de música ou projetos pedagógicos para crianças, de qualidade, o Triii já realizou trabalhos em parceria com o Chico dos Bonecos, Barbatuques, Teatro Escola Brincante e a Palavra Cantada. http://www.grupotriii.com/

Outras informações: http://www.carulit.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.