Orchestra Santa Massa representa a música do Brasil na Olimpíada Rio 2016

Postado em Atualizado em

Orchestra Santa Massa

A Orchestra Santa Massa representa a música do Brasil na Olimpíada Rio 2016 neste domingo (21), às 20h. A banda pernambucana, formada por Hélder Aragão (DJ Dolores), Maciel Salú (voz e rabeca), Isaar (voz e percussão), Fábio Trummer (voz e guitarra) e Jam da Silva (percussão), vai se apresentar durante a cerimônia de encerramento da Rio 2016, no Estádio do Maracanã, para um público presente estimado em 70 mil pessoas e com expectativa de mais de 3 bilhões de telespectadores em todo mundo. O grupo ainda convidou para a apresentação o Maestro Spok (voz e sax), André Julião (sanfona) e Yuri Queiroga (baixo). O repertório inclui músicas da própria Santa Massa e de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Jacinto Silva e ainda uma canção composta especialmente para ocasião, de autoria de Maciel Salú.

O ano de 2016 é de comemoração para a banda Orchestra Santa Massa. O grupo celebra 15 anos de carreira e uma trajetória cheia de bons momentos para recordar! Para comemorar a data, o grupo montou um show especial que reúne em seu repertório além dos sucessos, músicas inéditas que estarão presentes no novo disco do grupo que será gravado nos próximos meses. A Santa Massa é reconhecida por unir música eletrônica a ritmos populares brasileiros, sem pecar pelo excesso.

Sua música reúne o que cada um dos membros tem de melhor para oferecer. Para isto, a banda consegue ressignificar algumas das tradições do país, reavivando os estilos populares. Assim, seu repertório os leva a um público mais amplo, desfazendo lacunas entre pobres e ricos, jovens e velhos, e mostrando que há um mundo musical incrivelmente rico no Brasil, que vai além do samba e da bossa nova.

Orchestra Santa Massa

Em seu currículo, a banda coleciona a memorável turnê em 2003 com mais de 36 shows entre Europa e América do Norte; o reconhecimento da crítica através de um BBC Awards; um Prêmio Tim (melhor álbum); o Prêmio Multicultural Estadão. A tudo isto se soma as participações em festivais como o Roskilde Festival (DNK); Festival de la Cote d’Opale (FRA); Roots Festival (HOL); Free Jazz (RJ e SP); Abril Pro Rock (PE); Virada Cultural (SP); RecBeat (PE). Para completar, Orchestra Santa Massa ainda tocou nos Estados Unidos, Itália, Portugal, Bélgica, Espanha e Alemanha.

Entre os anos de 2004 e 2011, o grupo deu uma pausa nas atividades da Santa Massa. Neste período, os integrantes investiram em suas carreiras individuais e em outros projetos. Em 2011 a banda se reencontrou e retomou a agenda de shows, unindo o repertório já conhecido a novos temas e versões que os influenciaram. Com força total, a banda voltou a reunir um caldeirão sonoro diverso, onde há lugar para a cultura e timbre marcante de Maciel Salú, a encantadora voz de Isaar, o senso pop de Fábio Trummer, o virtuosismo de Jam da Silva, unidos pelo mix contemporâneo do DJ Dolores.

FORMAÇÃO

A Orchestra Santa Massa, eclética por definição, reúne artistas com diferentes perfis musicais:

Helder Aragão (DJ)
Sergipano radicado em Pernambuco, Helder Aragão é o DJ Dolores. Veterano da cena Manguebeat, desde 1997 atua profissionalmente como músico e produtor. Além da Santa Massa o DJ circula em carreira solo e com os projetos paralelos, dentre eles a Banda Sonora e o Stank. No cinema e no teatro é bastante reconhecido por criar e produzir trilhas. Dentre elas a dos longas “Tatuagem” (Hilton Lacerda) e “O Som ao redor” (Kléber Mendonça Filho) e dos espetáculos “A Máquina” (João Falcão) e “Desatino do Norte, Desatino do Sul”, do corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo.

Isaar de França (voz e percussão)
Brincante de cultura popular, Isaar iniciou a carreira musical em 1997 com o grupo Comadre Fulôzinha, junto com as cantoras Karina Buhr e Alessandra Leão. Iniciou carreira solo em 2006, quando lançou seu primeiro disco, Azul Claro. É considerada pelo crítico José Teles (Jornal do Commercio | PE) uma das melhores cantoras surgidas no Brasil. Bastante versátil, tem diversas parcerias em sua trajetória. Entre alguns nomes estão Tom Zé, Roberta Sá, Mundo Livre S/A, Siba e A Fuloresta do Samba, Cidadão Instigado, Orquestra Contemporânea de Olinda e Lula Queiroga.

Fábio Trummer (voz e guitarra)
Nascido em Olinda (PE), Fabio Trummer é o vocalista da Banda Eddie, uma das bandas precursoras do chamado Original Olinda Style, que fez e faz escola na cena musical de Pernambuco. Compositor, produtor de trilhas sonoras e diretor artístico do CD “Jornal das Palmeiras”, de Erasto Vasconcelos, o artista autodidata soma oito trabalhos à sua discografia, dentre eles um com a Santa Massa, seis com a banda Eddie e um com o projeto Trummer Super Sub América, que mantém desde 2013 em parceria com os soteropolitanos Luca Bori e Diego Reis.

Jam da Silva (percussão)
Compositor e percussionista, Jam Da Silva adota uma abordagem inovadora em suas produções. Teve músicas gravadas pelas cantoras Roberta Sá, Elba Ramalho, Barbara Eugenia, além das parcerias com Luisa Maita, Marisa Monte e Marcelo Yuka. Além de integrar a Orchestra Santa Massa, o artista mantém carreira solo que já resultou em dois álbuns em sua discografia: “Dia Santo” e “Nord”. Já colaborou com artistas internacionais e brasileiros, ao vivo e em estúdio. Entre alguns nomes estão Massilia Sound System (França), Troublemakers (EUA), Camille (França) e Toumani Diabaté (Mali).

Maciel Salú (voz e rabeca)
Cantor, compositor, rabequeiro e mestre de Cultura Popular, Maciel Salú carrega consigo a herança cultural da família Salustiano. Artista dinâmico, transita com naturalidade entre o popular e o contemporâneo. Em 2003 o artista iniciou carreira solo. Desde então já foram quatro álbuns lançados, uma coletânea comemorativa que reuniu os três primeiros discos, e parcerias com artistas como Chico César, Siba e Benjamim Taubkin. Ex-integrante da banda Chão e Chinelo, o artista atualmente divide seu tempo entre a carreira solo, a Santa Massa e a Orquestra Contemporânea de Olinda.

Redes sociais:
instagram.com/orchestrasantamassa
facebook.com/santamassaorchestra
soundcloud.com/orchestrasantamassa
YouTube: https://goo.gl/q16KXm


Informações sobre a Orchestra Santa Massa

Produção | Manager
Rute Pajeú
Telefone | WhatsApp | Phone: 55 81 99606-7758
Email: grao.pe@gmail.com

Assessoria de Comunicação | Public Relations
Dulce Reis
Telefone | WhatsApp | Phone: 55 81 98853-3083
Email: feedcomunicacao.pe@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.