Grão Coletivo divulga lista de remanejados do curso Periferia Criativa

Postado em

O Grão Coletivo divulga, nesta quarta-feira (10/05), a lista com as pessoas remanejadas para as vagas não preenchidas do curso Periferia Criativa. O curso gratuito de aperfeiçoamento técnico e em criação e gestão cultural começou na última segunda-feira (08), na Casa da Cultura, e segue até o próximo dia 17 de junho. Como 17 pessoas selecionadas desistiram da atividade, a produção resolveu preencher essas vagas remanescentes.

O Periferia Criativa surgiu da iniciava dos produtores culturais Danilo Carias e Priscila Moreira com a proposta de reconhecer a periferia como espaço onde a criatividade gera oportunidades e modifica a vida das pessoas. A ação é realizada pelo Grão Coletivo, que é formado pelos empreendimentos Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras.

A iniciativa conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura (Seculte-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. O curso ainda conta com a parceria do Programa Pernambuco Criativo, da Gerência de Projetos Especiais da Secult-PE/Fundarpe.

Confira a lista dos remanejados:

1. Alexsandra marta do Sacramento
2. Amauri Lins Silva
3. Ana Helena Cipriano da Silva
4. Ana Luiza Pereira de Santana
5. Eufrásio Cavalcanti de Sena
6. José Ricardo da Silva
7. Josenilda Pedro da Silva
8. Keila Danielle Azevedo Pereira
9. Maria Eduarda Tenório de Oliveira e Silva
10. Mércia Maria Souza Gadelha
11. Michael Eliaquim dos Santos de Andrade
12. Mikaelli Ernesto de Lira
13. Mônica Maria de Almeida
14. Nádia Gomes Barbosa
15. Priscilla de Oliveira Souza
16. Selene Caetano Veloso Rezende
17. Thaynã Laís Mota de Gois Crespo

Processo seletivo:

A seleção dos participantes do Periferia Criativa foi realizada com base em critérios como o atual engajamento em grupos culturais e no potencial em multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. A primeira lista com nomes dos selecionados para o curso foi divulgada no último sábado (06/05). A confirmação de participação foi enviada para os selecionados através do email informado pelos próprios no formulário de inscrição.

Originalmente, o Periferia Criativa contava com 25 vagas. No entanto, por conta da grande procura, os integrantes do Grão Coletivo resolveram, após uma avaliação de viabilidade, disponibilizar mais cinco (05) vagas, totalizando 30 vagas. A proposta foi de contemplar a maior quantidade possível de pessoas sem prejudicar a didática e levando em consideração o conforto nas acomodações da Casa da Cultura.

Sobre:

O principal objetivo do Periferia Criativa é qualificar brincantes e produtores ligados à Cultura Popular, por meio de oficinas temáticas, sobre processo de gestão e qualificação de projetos para captação de recursos e empreendedorismo cultural, priorizando brincantes, mestres e profissionais que atuam no campo da cultura popular.

A ideia é oferecer conteúdos que apoiem os alunos nas questões da sustentabilidade econômica dos grupos, visando o fortalecimento institucional e a conexão com oportunidades para o desenvolvimento de suas ações.

Oficineiros do Periferia Criativa (da esquerda para a direita): Priscila Moreira, Danilo Carias, Rute Pajeú, Maciel Salú e Dulce Reis. Foto: Humberto Reis

As 120 horas do curso Periferia Criativa estão dividas em seis módulos, que serão ministrados pelos seguintes produtores culturais: Maciel Salú – Cultura Popular | Mestre Griô (08 a 12/05); Rute Pajeú – Gestão Financeira (15 a 19/05); Priscila Moreira – Território, identidade e pertencimento (29/05 a 02/06); Danilo Carias – Articulação Institucional (05 a 09/06); Dulce Reis e Walton Ribeiro – Comunicação, Mídias e Publicidade (12 a 16/06). O módulo de Criação Artística (22 a 26/05) será ministrado de forma colaborativa por todos os oficineiros.

Para encerrar o curso, no dia 17 de junho (sábado), os alunos serão levados por um transporte disponibilizado pelo próprio Periferia Criativa para o Terreiro do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém, onde deverão participar de uma vivência com o grupo de cultura popular.

Durante as aulas, os oficineiros oferecem conteúdo de pesquisa para os alunos a fim de incentivar o reconhecimento de tecnologias que viabilizem a gestão e a conexão com a cultura global e o mercado da cultura.

Além disso, o Periferia Criativa tem como um de seus objetivos incentivar a organização dos grupos e provocar uma imersão criativa para que eles reconheçam seu potenciais e fragilidades, podendo, com isso, se empoderar e se fortalecer.

Para isto, o Periferia Criativa difunde e incentiva práticas de gestão que sejam inovadoras, tendo como premissa a responsabilidade social, a idoneidade, a transparência e a prática do mercado justo com foco da economia solidária e criativa, buscando com isso fortalecer valores e ideias inovadoras.

O público-alvo do Periferia Criativa são jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos de todos os gêneros que integram algum grupo de cultura popular na Região Metropolitana do Recife, que desejam obter conhecimentos sobre gerenciamento de projetos culturais e ferramentas de gestão de ideias, bem como processos de criação e articulação institucional.

Serviço:
Periferia Criativa | Curso de aperfeiçoamento técnico e artístico na área de Cultura Popular e Tradicional
Quando: de 08 de maio a 17 de junho de 2017; aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Encerramento: 17 de junho de 2017 | Vivência no Terreiro do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém (com transporte gratuito incluso)
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga | Sala Jota Soares, Raio Sul, 2º piso. Bairro de Santo Antônio, Recife-PE
Vagas: 30
Convocatória: http://bit.ly/ConvocatoriaPeriferiaCriativa
Carga horária total: 120 horas
Público-alvo: jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos de todos os gêneros integrantes de algum grupo de cultura popular na Região Metropolitana do Recife
Realização: Grão Coletivo, Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras
Parceria: Programa Pernambuco Criativo, da Gerência de Projetos Especiais da Secult-PE/Fundarpe
Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco
Informações: (81) 98236.3777 / criativo.producaocultural@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.