Maracatu Rural Águia Formosa promove roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”

Postado em Atualizado em

Ação do “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” acontece neste sábado (02), às 10h, na Sede do Maracatu, em Tracunhaém. Iniciativa contará com tradução para Libras

O Maracatu Rural Águia Formosa encerra as atividades de 2017 do “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” com a roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”. A atividade será realizada na sede do Maracatu, que fica na Rua do Rosário, 11 – Centro, Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste sábado (02/11), às 10h. A ideia é promover uma troca de saberes e aproximação entre o público e os Mestres Griôs. O evento é gratuito, aberto ao público e contará com tradução para língua brasileira de sinais (Libras).

Como forma de destacar a importância dos mestres maracatuzeiros para a manutenção e perpetuação da cultura popular e suas importâncias histórica e artística para o território e o acervo imaterial de Pernambuco, a roda de diálogo contará com a participação da Mestra Cristiane Mota (Maracatu Coração Nazareno – Nazaré da Mata), Mestra Joelma Maria (Maracatu Leão Formoso – Nazaré da Mata), Mestre Edmilson Honório (Maracatu Rural Águia Formosa) e Mestre Barachinha (Maracatu Estrela Dourada – Buenos Aires). A mediação ficará por conta do Mestre Maciel Salú, integrante do Maracatu Rural Águia Formosa.

Sobre o “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” – A ação iniciada em 2016 conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco, Governo do Estado de Pernambuco. Todas as atividades da iniciativa são realizadas pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú.

“A aproximação com o público, com os moradores de Tracunhaém é muito importante. Quando as pessoas conhecem melhor os maracatus, elas entendem a cultura do seu bairro, da sua cidade, do seu estado. Mesmo que essas pessoas, que esses jovens não ingressem no brinquedo, todos passam a respeitar os integrantes e os próprios maracatus”, explica o Mestre Maciel Salú, coordenador geral do Projeto Azougue.

Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – O Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório em Tracunhaém. Em 2002, passou a integrar a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura, mas também na promoção social.

Por sua missão ampla, o Águia Formosa faz com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens, em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social, seja cada vez mais abrangente. Foi com este pensamento que o grupo é considerado um dos Maracatus mais atuantes na sua cidade de origem.

Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, o Águia Formosa percorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições.

Serviço:
Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa
Incentivo: Funcultura PE, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco
Realização: Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú

Roda de diálogo “Brincando com os mestres – uma vivência com quem faz do brinquedo sua missão”
Mediação: Mestre Maciel Salú
Participantes: Mestra Cristiane Mota, Mestra Joelma Maria, Mestre Edmilson Honório e Mestre Barachinha
Quando: sábado (02/12), às 10h
Onde: Sede do Maracatu Rural Águia Formosa (Rua do Rosário, 11 – Centro, Tracunhaém|PE)
Entrada: evento aberto ao público e gratuito
Informações: m.aguiaformosa@gmail.com ou telefone (81) 99169-2021


INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:

Fotos em alta: http://bit.ly/ProjetoAzougueFOTOS2017 | Crédito: Eric Gomes

Assessoria de Comunicação:
Dulce Reis
Telefone | WhatsApp: (81) 98853-3083
Site: https://feedcomunicacao.com.br/
Email: feedcomunicacao.pe@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.