Escritora, filósofa e professora Maria Vilani lança novo livro de poemas

Postado em

Escritora Maria Vilani. Foto: Felipe Gabriel
Escritora Maria Vilani. Foto: Felipe Gabriel

Com prefácio da professora Heloísa Buarque de Hollanda, publicação “Abscesso” será lançado neste domingo (15/09), 15h, no Centro de Arte e Promoção Social (CAPSArtes)

A escritora, filósofa, professora, poeta e ativista cultural Maria Vilani lança seu mais novo livro, “Abscesso”, neste domingo (15/09), às 15h, no Centro de Arte e Promoção Social (CAPSArtes), no bairro do Grajaú, extremo sul de São Paulo. No evento, a escritora participa de bate-papo sobre produção literária e leitura de alguns poemas que compõe a publicação. O livro, que tem prefácio da professora Heloísa Buarque de Hollanda, já é o sexto publicado pela escritora. A edição estará à venda no local por R$ 40,00 e poderá ser encomendado pelo e-mail vilani.compartilha@gmail.com.

No livro, a escritora reúne temas como política, questões sociais e existenciais. “Abscesso é o resultado de fragmentos diurnos e restos noturnos, momentos em que fiz anotações entre um e outro afazer, e entre insônias e cochilos. A grande maioria dos poemas foi escrita numa fase na qual eu me sentia habitando um grande abscesso prestes a romper-se. O livro é dividido em três blocos de poemas, onde o ‘eu lírico’ reflete sobre suas dores, e suas coações internas e externas”, explica Maria Vilani.

No prefácio, a professora Heloísa Buarque de Hollanda comenta sobre a publicação e sobre a trajetória de Vilani: “Uma feminista pioneira, com plena consciência da situação da mulher na sociedade, dos silêncios e submissões que lhe são impostos, que fala da vitória de seu ‘espectro politico subjetivo’ que franqueou, com garra e coragem, as ‘fronteiras proibidas da criação e do saber’. Uma história a ser contada e recontada. Uma história exemplar para nutrir a luta de nós, mulheres, que também defendemos o alcance e a potência da palavra feminina”.

Maria Vilani é formada em filosofia, pedagogia e pós-graduada nos cursos de Filosofia Clínica, Língua, Literatura e Semiótica, e Psicopedagogia Clínica e Institucional. A escritora começou sua carreira de escritora aos 41 anos, quando publicou seu primeiro livro, “Cinco Contos Sem Desconto e de Quebra Dois Poemas” (1991). Hoje, Maria Vilani tem uma obra composta por seis livros e participa de oito coletâneas. Dedica-se à literatura e à curadoria do CapsArtes, no Grajaú, onde mora.

Na 14ª edição da Balada Literária, com curadoria do escritor Marcelino Freire, realizada no início de setembro de 2019, em São Paulo, Vilani recebeu homenagem, junto com Eda Luiz e Mae Dora de Oyá. Em 2018, a ativista participou de eventos como: Semana Senac de Literatura / SP (2019); Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha (FLIM).

Em 2017, Vilani participou da Bienal Internacional do Livro do Ceará, Plana Festival Internacional de Publicações de São Paulo; Em 2016, participou da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), Bienal Internacional do Livro de São Paulo, II Salão do Livro Político de São Paulo, Estéticas das Periferias, Feira Literária da Zona Sul (FELIZS), Festa Literária das Periferias (FLUPP).

Ainda em 2017, foi fundada a Academia Estudantil de Letras MARIA VILANI, a primeira da DRE Capela do Socorro, homenagem prestada pelo corpo docente da região. Em 2016, se tornou membra vitalícia da Academia de letras dos professores da cidade de São Paulo, ocupando a 66ª cadeira.

A escritora já recebeu diversas homenagens, como mensageira da paz – Marco da Paz/SP (2013) e a menção honrosa – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo — poema (1990). Recebeu o prêmio Medalha de bronze no Salão de Artes Machu Picchu, Cuzco/Peru — poema (1989).

Serviço:
Lançamento do livro “Abscesso”, de Maria Vilani
Quando: domingo (15/09), 15h
Onde: Centro de Arte e Promoção Social (CAPSArtes) | Rua Jequirituba, 325, Grajaú (São Paulo – SP)
Livro: R$ 40,00
Entrada: gratuita
Informações e encomenda de livros: vilani.compartilha@gmail.com
Redes sociais: fb.com/mariavilani.escritora | instagram.com/casa_do_silencio

 


PRODUÇÃO DA ESCRITORA MARIA VILANI:
Priscila Moreira
(11) 97796-6268 | primoreira.producao@gmail.com

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Dulce Reis | Feed Comunicação | feedcomunicacao.com.br
(81) 98853-3083 | dulce.feed@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.