Em ação inédita, Caravana MusiLibras chega em Alagoas para ensinar música para surdos
Idealizado pelo músico e educador Mestre Batman, projeto leva inclusão para crianças e jovens surdos de todas as capitais do NE. Em Maceió, iniciativa oferece atividades nos dias 21, 22 e 25 de novembro. Oficinas gratuitas contam com apoio do Rumos Itaú Cultural
A Caravana MusiLibras chega em Alagoas levando música e inclusão para crianças e jovens surdos entre os dias 21 e 22 de novembro. A iniciativa ensina através de uma metodologia criada pelo músico e educador Irton Silva, conhecido artisticamente como Ras Batman Alagbê, em que os alunos vão aprender a tocar instrumentos de percussão. Em Maceió, a ação passará pelo Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES). O projeto também oferecerá um workshop desenvolvido especialmente para educadores no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Até o final do ano, o projeto terá passado por Teresina, São Luís, Imperatriz, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Garanhuns, Maceió, Aracaju e Salvador. A realização da Caravana MusiLibras conta com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2017-2018.
No Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), a Oficina MusiLibras acontecerá nos dias 21/11 (quinta) e 22/11 (sexta), das 9h às 12h, para crianças e adolescentes até 14 anos, e das 14h às 17h, para jovens acima de 14 anos. “A ideia é trabalhar a autoestima dos alunos e mostrar que a música pode fazer parte da cultura surda”, conta o Mestre Batman. As inscrições gratuitas podem ser feitas nos locais, dias e horários das oficinas. A atividade é destinada a crianças a partir dos 10 anos, adolescentes e jovens.
E com a proposta de despertar o interesse de mais educadores surdos e ouvintes em levar a prática musical para a comunidade surda, a iniciativa realizará o Workshop Música Surda para apresentar as funcionalidades das técnicas e ferramentas pedagógicas da metodologia MusiLibras. A atividade acontecerá Espaço Cultural Salomão de Barros Lima da UFAL, integrando a Semana de Música da UFAL, no dia 25/11 (segunda), das 14 às 16h. Serão destinadas 30 vagas e os interessados podem se inscrever no local, dia e horário da atividade.
Durante as oficinas, os alunos serão apresentados à metodologia MusiLibras, que utiliza um alfabeto musical em forma de sinais visuais para identificar as figuras de tempo da música e um sequenciador eletrônico de quatro canais. O equipamento criado pelo Mestre Batman constrói frases rítmicas com lâmpadas de cores e tamanhos diferentes, possibilitando trabalhar a intensidade e duração do som. Este dispositivo recebeu o nome de Metrônomo Visual e foi reconhecido como uma tecnologia assistiva na educação musical brasileira. “Tudo isso para mostrar que a música pode nos levar a lugares onde ser diferente é muito normal, e que os limites existem nos ouvidos de quem ouve e não nas mãos de quem toca”, explica o Mestre Batman.
Trajetória – Após a criação da metodologia MusiLibras e do Metrônomo Visual, Mestre Batman realizou várias ações de formação por diversas cidades do país, como Salvador, Vitória, Londrina, Florianópolis, Rio Branco, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, é na capital paulista em que estão concentradas as atividades do Instituto Som da Pele, entidade sem fins lucrativos, fundada pelo Mestre Batman, com a proposta de difundir música para a comunidade surda. Ainda no Recife, onde o projeto surgiu, em 2009, montou o grupo Batuqueiros do Silêncio, que também se apresentou por várias cidades do país, com destaque para a Cerimônia de Encerramento das Paraolimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.
Sobre o Rumos Itaú Cultural – Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.
Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.
Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.
Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.
Serviço*:
Caravana MusiLibras no Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES)
Dias e horários: 21/11 (quinta) e 22/11 (sexta), das 9h às 12h (crianças e adolescentes até 14 anos) e das 14h às 17h (acima de 14 anos)
Endereço: Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, 66 – Jatiúca, Maceió
Classificação indicativa: 10 anos
Inscrições: nos dias, horários e local da oficina
Número de pessoas: 20
Gratuita
Workshop Música Surda no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima da UFAL – Semana de Música da UFAL
Dia e horário: 25/11 (segunda), das 14h às 16h
Endereço: Praça Sinimbu, R. Mal. Roberto Ferreira, S/N, Jaraguá
Podem participar: educadores
Inscrição: no local, dias e horários da oficina
Número de pessoas: 30
Gratuita
*Programação está sujeita a alteração
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Fotos em alta resolução (crédito: Walton Ribeiro): http://bit.ly/MusiLibras-2019
PRODUÇÃO:
Ana Luiza Canalli
(11) 97124-1992 / (81) 98643-1972 (apenas WhatsApp)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Dulce Reis | Feed Comunicação | feedcomunicacao.com.br
(81) 98853-3083 (WhatsApp) | dulce.feed@gmail.com
Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação
Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo: 11.2168-1906 | carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br
Esta publicação foi postada em Cliente Feed Comunicação, Release e marcada Aracaju, Caravana MusiLibras, educador Irton Silva, eresina, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Fortaleza, Garanhuns, Imperatriz, Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez, IRES, Irton Silva, Itaú, Itaú Cultural, João Pessoa, Maceió, música para surdo, música para surdos, Música Surda, músico Irton Silva, Mestre Batman, Metrônomo Visual, MusiLibras, Natal, percussão, percussão para surdos, pessoa surda, professor Irton Silva, Ras Batman Alagbê, Recife, Rumos Itaú, Rumos Itaú Cultural, Salvador, São Luís, Semana de Música da UFAL, surda, surdo, UFAL, Universidade Federal de Alagoas, Workshop Música Surda.